quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Antigua x EUA? Antigua!

A Organização Mundial do Comércio - OMC - certamente enfrenta pendengas estranhas.
Mas esta aqui é campeã: Antigua x Estados Unidos, com vitória de Antigua por nocaute.
Antigua é uma minúscula ilha e nação no Caribe (veja as fotos), que já há alguns anos especializou-se no setor de jogos online. Lá estavam sediadas as grandes empresas que promovem jogatinas - especialmente pôquer - pela internet.
Mas os Estados Unidos fizeram leis proibindo jogos online. Aí Antigua apelou para a justiça e para a OMC: os EUA estariam praticando protecionismo, fechando seu mercado para produtos de terceiros e assim descumprindo os tratados de livre comércio que assinou e ratificou junto à OMC.

  

A coisa se arrastou durante anos até que agora veio a decisão definitiva: sim, diz a OMC, os EUA descumpriram suas obrigações e os tratados assinados.
E, como compensação pelos prejuízos passados, Antigua foi autorizada a criar uma espécie de mercado pirata legalizado, onde produtos norte-americanos podem ser vendidos sem permissões ou pagamento de royalties.
O ministro das Finanças de Antigua, Harold Lovell comemorou o resultado: "Os agressivos esforços dos EUA para fechar a indústria do jogo em Antigua resultaram na perda de milhares de empregos, além do arresto pelos americanos de bilhões de dólares dos jogadores em instituições financeiras por todo o mundo. Agora fez-se justiça. Se outra nação fizesse a mesma coisa contra os Estados Unidos, nós apoiaríamos os americanos."
O governo de Antigua anunciou que deverá abrir um site para a venda ao mundo todo de softwares, músicas e filmes norte-americanos. Tudo sem royalties e baratinho...


Nenhum comentário:

Postar um comentário