quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As doenças dos músicos

Boa parte das categorias profissionais tem suas doenças específicas. Ms eu não imaginava que isso acontecesse até com músicos. E são várias doenças, dependendo do instrumento.

v

Tem o pescoço de violinista. Profissionais do violino e da viola estão sujeitos a lesões, inflamações severas e cistos causados pela fricção do instrumento contra o lado esquerdo do pescoço. Grandes calos podem se formar no local.

E tem também o mamilo de violonista. Pelo menos três violonistas clássicas já tiveram casos de graves mastites, crescimentos anormais da região dos mamilos e do seio, em virtude da prolongada fricção do instrumento. Essa condição pode afetar igualmente violonistas do sexo masculino.

Uma doença estranha é o fungo do tocador de gaita de foles. As gaitas de fole são feitas de pele de ovelha recobertas por uma espécie de melado chamado treacle. A combinação é o habitat perfeito para vários tipos de fungos. E os profissionais do instrumento podem inalar estes fungos, causando doenças cerebrais e pulmonares potencialmente fatais.


E ainda temos os lábios de tuba. Todos os tocadores de instrumentos de sopro podem desenvolver uma reação alérgica ao níquel, um dos metais utilizados nas ligas de que são feitos os instrumentos. Esta alergia gera dermatites nos lábios que evoluem para eczemas crônicos. Saxofonistas, trompetistas e os demais sofrem bastante com isso, e aparentemente o nome lábios de tuba é utilizado só por ser mais divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário