terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Maravilhas de gelo

Nas regiões polares e muito frias da Terra, o gelo constrói paisagens espetaculares. Muitas delas só podem ser vistas em determinadas épocas do ano e boa parte delas também está ameaçada de desaparecimento em virtude do aquecimento global.
Veja algumas destas maravilhas:


Este é o Rio Azul, na Geleira Petermann, Groenlândia. Essa geleira está em processo de derretimento, ameaçando um paraíso para os canoístas.


As cachoeiras da geleira Brasvellbreen, que só podem ser vistas nos meses mais quentes do ano. Ficam nas ilhas Svalbard, a meio caminho entre a Noruega e o Polo Norte. Svalbard é o lugar mais ao norte habitado regularmente por seres humanos.


Esta é a Caverna de Cristal, na Groenlândia. Formada por cursos de água que atravessam o gelo e criam seu caminho até o mar, às vezes desaba mas ressurge novamente. Só pode ser visitada de forma segura no inverno, quando não há risco de desabamento.


A geleira Briksdal, na Noruega, tem gelo de milhares de anos. Termina num pequeno lago, bem acima do nível do mar. E, com guias, é possível passear sobre ela.


Cânion Birthday, na Groenlândia. De tirar o fôlego.


Geleira Pata de Elefante, no norte da Groenlândia, a apenas 9 graus do Polo Norte.


O Monte Erebus, na Antártica, é um vulcão permanentemente ativo e deve ser o único lugar no continente onde o fogo e o gelo se encontram. Os gases das erupções congelam e formam as torres.


Nos Andes, entre Argentina e Chile, este campo de agulhas de gelo é temporário, desaparece com o sol e ressucita à noite. O vento faz com que o congelamento seja tão desigual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário