quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O maior espetáculo da Terra

Começou domingo e vai até o final de fevereiro na Índia o maior festival do mundo.
É o Great Kumbh Mella, que acontece de doze em doze anos. Em 2007 ouve um Pequeno Kumbh Mella e foram 55 milhões de pessoas, desta vez são esperadas mais de 100 milhões.
O festival reúne peregrinos hinduístas que vão se banhar nas águas da confluência dos rios Ganges e Yamuna, mantendo uma tradição muito antiga. Ele celebra a vitória simbólica dos deuses sobre os demônios numa batalha pelas quatro gotas do néctar da vida eterna.
A coisa é simplesmente inacreditável, as multidões são vistas do espaço, como mostra esta foto de 2007:

Kumbh Mela
E como é que se acomoda uma multidão deste tamanho numa área de apenas 20 quilômetros quadrados?

Na verdade, do jeito que der. Os terrenos alagadiços e pantanosos nas margens do rio viram uma cidade de tendas. O governo tenta acomodar tudo e providenciou 25.800 toneladas de trigo e arroz para os peregrinos, mais 35 mil toaletes e um exército de 243 médicos. Mas tudo, possivelmente, será insuficiente.
Há um hospital de 100 leitos e mais 12 centros médicos menores.
A temperatura cai para zero grau à noite e os hinduístas fazem fogueiras que consumirão 2.500 toneladas de lenha. 10.500 lixeiros deverão recolher 50 toneladas de detritos a cada dia, número que dobra nos dias de grande movimento.´
30 mil policiais estarão em serviço, em 40 postos. Estacionamentos nas proximidades têm vagas para 231 mil veículos. E 25 pessoas trabalharão exclusivamente para cuidar de pessoas perdidas.
É o maior acontecimento do planeta, nada chega perto. Veja algumas fotos do que já aconteceu este ano:













Nenhum comentário:

Postar um comentário