sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O novo maior do mundo



Conheça o maior navio cargueiro do mundo. É este aí, o Marco Polo, primeiro de uma série de três - seus irmãos gêmeos Jacques Cartier e Alexander von Humbold ficarão prontos até o final deste ano.
Ele tem 396 metros de comprimento e pode transportar 16 mil contêiners.
O que significa isto? Cabem nesses contêiners 2,1 milhões de refrigeradores ou 13,4 milhões de televisores de 42 polegadas. Ou, se eles fossem um edifício de apartamentos, poderiam ter 2.300 unidades de um quarto.
É imensamente gigante. O proprietário é a empresa de navegação francesa CMA CGM. Ele foi construído no estaleiro da Daewoo, na Coréia e inaugura uma nova classe da cargueiros, a Explorer.
Mas o Marco Polo e seus irmãos não viveram por muito tempo a glória de maiores do mundo.
Em junho deste ano deverá ficar pronto o primeiro dos 20 cargueiros da classe Triplo-E encomendados pela Maersk, maior concorrente da CMA CGM. Estes poderão transportar até 18 mil contêiners. Não é muito maior que os Explorer, mas impressiona: cada um dos motores dos Triple-E pesa 70 toneladas.
Como todos são muito largos para passar no Canal do Panamá, eles somente serão usados em rotas entre a China e a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário