quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Os Beatles há 50 anos

Nesta semana (de 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013) faz 50 anos que os Beatles iniciaram sua primeira turnê pela Grã Bretanha.
Eles eram os astros, as menininhas desmaiavam quando eles tocavam?
Nada disso. Recém chegados das apresentações em Hamburgo, eles eram os menos conhecidos e os mais insignificantes entre seis bandas que se apresentavam juntas. A grande atração era uma cantora chamada Helen Shapiro, que tinha 16 anos  e estava no mercado desde os 14. E ela usava os Beatles para lhe darem uma força enquanto cantava, como neste vídeo em que o Paul, segregado, fica de fora:


Os Beatles disseram depois que gostavam bastante da Helen, mas não de sua música.
O interessante é que, durante a excursão, de forma bem inesperada, a sua gravação de Please Please Me estourou nas paradas de sucesso e de repente os rapazes ficavam famosos.
Deu ciumeira no grupo de bandas, o ambiente ficou estranho, mas a excursão foi até o final do contrato. Aliás, o promotor da tourné admitiu que só tinha incluído os Beatles por insistência do Brian Epstein, que ofereceu a banda bem baratinho.
E a Helen? Cantou suas musiquinhas, fez algum sucesso, vendeu seus discos. Naquele mesmo ano de 1963 chegou a ser eleita a cantora número 1 da Grã Bretanha. Mas a carreira foi curtíssima, ela desapareceu das paradas de sucesso ainda antes de ficar adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário