quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Um grande filantropo...

Este cidadão aí, com esta carinha de John Malkovich, é uma peça raríssima:

Meet Mark Landis, One of the Most Prolific Art Forgers in U.S. History forgery documentary

Um padre, vocês dirão. Nada disso. Seu nome é Mark Landis e ele é um pintor e - principalmente - falsificador norte-americano. Brilhante falsificador, faz aqueles quadros que ninguém consegue distinguir dos originais.
E o grande prazer de sua vida sempre foi vestir-se de padre, inventar uma história interessante e doar suas falsificações, como peças legítimas, a universidades e museus.
Este padre filantropo falso fez isso durante mais de 20 anos e conseguiu enganar mais de 50 universidades. Esta era a sua razão de viver: fazer de bobos os reitores de universidades e curadores de museus. Seu negócio era rir sozinho em casa depois de cada bobo ludibriado.
O mais interessante vem agora: em 2007 abriram uma ação criminal contra ele da qual Landis saiu absolvido e com o nome limpíssimo. Ela jamais lucrou um centavo com suas falsificações, oferecer doações não é crime.



Este quadro, que seria uma obra de Charles Courtney Curran, foi doado à Hilliard University.
Mark Tullos Jr., o diretor do museu da universidade, disse que Landis chegou num Cadillac vermelho, elegante em terno preto, colarinho clerical e um pin dos jesuítas na lapela. E disse que queria doar o quadro porque sua mãe era nativa de Lafayette, a cidade da Hilliard.
Segundo Tullos, foi facílimo acreditar naquele jesuíta chamado Padre Arthur Scott e aceitar, comovido e muito grato, a doação.
Landis tem 57 anos e vai bem, mas fica difícil praticar seu golpe agora que a história já é conhecida no meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário